1 de dezembro de 2012

Pagamento minimo com cartão, isso não pode!

Oi gente, hoje vim falar com vocês sobre um assunto que me intriga e me deixa doida de ódio, o abuso que os lojistas fazem conosco em relação a exigir um valor mínimo para pagamentos com cartão de débito e de crédito.
Essa semana fui a 25 de março, só dar uma volta, e em todas as lojas que entrei na Ladeira Porto Geral, tinha um aviso dos grandes: Minimo para débito R$30,00 Crédito R$50,00
Então, aproveitando essa época que a galera esta na rua, querendo gastar loucamente e comprar milhões de presentes, decidi fazer essa postagem pra informar quem não sabe, e dar dicas de como agir para ter seu direito de pagar com cartão não importa o valor...

Então, por experiência própria, que ja passei por isso aqui na baixada, numa lojinha de XingLing, eu fiz o seguinte: "Ahhhh, não pode aceitar? Pois eu não vou comprar mais nada e você tem que aceitar, a funcionária respondeu: Só cumpro ordens, rebati: Então, chame o gerente, ela chamou e eu falei, olha você sabe que esta pratica de minimo é totalmente ilegal e não vou comprar mais nada para passar meu cartão, o que você vai fazer? Olhou pra mim e pensou, XIIII Lascou, essa cliente não é ignorante! Então, liberou o pagamento...
Porém, sabemos que muitos lugares não teremos essa conversa amigável...

Eu achei um blog falando do assunto e esta super explicado as dicas de como proceder em casos que amigavelmente não resolve.
1 - Converse primeiro com o(a) vendedor(a) e explique que você tem direito de pagar qualquer valor com seu cartão de crédito ou débito;

2 - Se não adiantar, peça para falar com o gerente e questione se esta é realmente a postura da empresa;


3 - Peça que ele confirme a negativa com o proprietário ou matriz da loja, pois trata-se de algo sério e que implicará em multa pelos órgãos de defesa do consumidor de, no mínimo, 200 UPFs (R$ 2.300,00). Será que compensará mesmo assim não aceitar o pagamento no cartão? Recentemente li um comentário no Yahoo Respostas onde um colaborador indicava chamar o gerente da loja e pedir que o mesmo lhe dê por escrito que não é feita a venda inferior a R$ 10,00 (por exemplo) com pagamento em cartão. Sugeria, ainda, dispor visivelmente seu aparelho celular, como se estivesse gravando, e solicitar que o atendente repita que não fará a venda por qual motivo. Tudo indica que haverão minutos de silêncio, pois dificilmente algum funcionário irá comprometer-se. Com isso, a possibilidade de você ter seu direito de compra respeitado aumenta.


4 - Não se resolvendo de forma amigavel, você deve comunicar o Procon de sua cidade e abrir um processo administrativo (muitos disponibilizam pelo internet o registro da ocorrência);


5  - E, antes de sair da loja, pegue o nome das pessoas com quem conversou. Se houver um cartaz ou informativo com a "regra" de não aceitar pagamento menor que "x" no cartão, fotografe como nós fizemos. Até para a comunicação no Procon será importante ter esses subsídios. Assim, faça sua compra conforme a loja determina, junte as provas e reclame contra esse constrangimento ilegal. 

 
Dicas by Fernanda Guimarães, blog:Diário de consumo!


Que tal sermos fiscais desses estabelecimentos que frequentamos para que não haja mais abuso?
Descobri que os estabelecimentos tremem quando mencionamos: "Vou reclamar no PROCON"

Vamos repassar a informação!

9 comentários:

  1. Bem disse uma pessoa lá no post da Fernanda: 'pimenta no cu dos outros é refresco'
    Vai ter seu comércio, seja ele do tamanho que for e aí calcula o prejuízo com as vendas pequenas via cartão, ainda mais de crédito.
    País de que, levar vantagem é bom...contanto que seja eu a levar essa vantagem.
    Me desculpe, mas quem escreve o que quer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bala de troco pode então???

      Sua resposta esta no comentário abaixo.

      Excluir
  2. Então, o comerciante tem a maquina de cartão para aumentar as vendas e ja sabe os custos disso, um diferencial, uma vantagem e conforto a mais ao consumidor e ele não tem que cobrar do consumidor essa taxa!
    Ah, e se não fosse abuso não teria lei em defesa do consumidor em relação a isso...
    E como tem poucas pessoas que sabem da lei, cabe a quem sabe repassar a informação, e o comerciante ja sabia das taxas e aluguel da maquininha... Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Então onde está, no CDC, a citação?
    Se nem as operadoras se importam...
    Eu levo dinheiro. Afinal, num valor pequeno, quem tem vergonha de utilizar o cartão, sou eu.

    ResponderExcluir
  4. Já aconteceu comigo essa situação, num cartão de uma loja. Não fiz a compra e nunca mais utilizei o tal cartão.

    Beijos, Stella!!
    Bom final de semana!
    cantinhodadeborah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Suuper chato isso aí.. mas adorei as dicas.. quando for pra 25 já sei como me posicionar..
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, olha, eu sei e já vi algumas lojas que tem esse tal mínimo no cartão, mas geralmente é bem pouco, tipo 10 reais, ou perto disso. Eu não passaria isso no cartão, até passaria no débito, mas paciência, se a loja não quer me dar melhores condições de comprar lá, posso comprar em outra loja que com certeza vai me dar essa condição. Já aconteceu comigo numa loja de tecido lá no saara a seguinte situação, queria meio metro de tecido (o metro era 40 reais) pois ia comprar 2 cortes diferentes de meio metro, o vendedor disse que a loja só vendia a partir de 1 metro. Comprei somente um metro de um deles (porque queria muito a estampa) e falei que era uma absurdo, que aquela era a primeira e última vez que eu comprava naquela loja. Se a loja não me atende da forma como eu quero ser atendida, eu não retorno.
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  7. eu acho q 30 reais é muito pra uma taxa minima, ms se for menos de 10 reais eu tbem tenho vergonha de passar, rs, ms fazer o q né? tem dias q vc não tem 10 reais em dinheiro, mas tem no banco, dai vai passar la pra pegar 10 reais ou vou vai pagar no debito?? Dúvida cruel...

    ResponderExcluir
  8. O pagamento com cartão seja débito ou crédito é a melhor forma de pagamento para o comerciante, pois o pagamento é líquido e certo, diferente do cheque, porque se vc não pagar a sua dívida é com a operadora do cartão. O comerciante recebe de qualquer maneira. O que eles acham ruim é que tem uma taxa mensal e a mesma não é muito alta em relação aos benefícios que proporciona. Então o negócio é questionar MESMO.

    ResponderExcluir

Não vá embora sem comentar: