29 de fevereiro de 2016

Cola temporária SPRAY-Usar ou não usar?

Bom dia, dica da semana:
Usar ou não usar cola temporária spray?

Bom, para trabalhos para crianças, nunca, jamais EU USARIA, ah porque?

Sei la, digamos que ela seja tóxica, digamos que não sabemos como ela age no tecido depois de um tempo, se ela enfraquece a trama depois de um tempo, sim, ela é polêmica, várias americanas não usam e não recomendam por achar que ela seja cancerígena, o cheiro dela me incomoda, sem contar o grude que ela fica, mesmo usando em lugares abertos e protegendo o ambiente, quié, exagerada??? Não.
Agora, pra preparar o seu quilt para o quilting, (Quilt= TOPO de patchwork, pq la fora você não vai encontrar nenhuma revista sequer chamando as colchas e os blocos de patchwork)
Ta, voltando ao assunto...
Quando o assunto é preparar a sua colcha para o quilting, ai o bicho pega mais ainda, tenho amigas quilters, (metyda, sou quilter formada também, formada com uma das melhores professoras do Brasil) rsrs, bom essas amigas quilters relataram que ao preparar suas colchas, na hora do quilting, passaram mta raiva, porque essa cola fica um grude, pega na agulha, não desliza como deveria,e isso prejudica as engrenagens da sua máquina, e se ta calor, PIOR AINDA, sem contar que é cara, sim, é cara, R$50 pra cima numa lata, imagina preparar um quilt com uma lata?
Sim, é isso ai, não recomendo, ainda mais se for quiltar depois, existem outras formas mais econômicas e eficazes de preparar seu quilt, quer saber?
Alfinetes de proteção, eu uso uns tortinhos, são ótimos, são da marca milward, uso pistola de alinhavo, mas depois que comprei os alfinetes, só uso eles... E sim, dicas valiosas da prof e das GRINGAS, as mais TOPS que eu sigo, rs (pode soar pedante, mas vamos seguir quem realmente entende do assunto neh?), os alfinetes são os melhores, porque se você comprar de boa qualidade, terá um material por muito tempo, vai usando e guardando e isso nem vai prejudicar seu quilting.
Usar essa cola para preparar as colchas, baby quilts, (colcha de bebê) é pra mim, a mesma coisa que usar um termocolante de péssima qualidade, que passa cola na agulha e você nem consegue casear depois, (Ja aconteceu comigo no começo dessa jornada)
E to desde maio do ano passado pra escrever esse post, desde o curso de quilting com a Silvana Vituriano, mas não sobrou tempo, e eu fico adiando, mas diante de tantas perguntas, decidi fazê-lo, estava escrevendo no face, mas la, certamente sumiria, se perderia, e com certeza, achariam que é indireta, porque tudo que se posta la, seja uma carinha triste ou uma carinha mostrando a língua é indireta, provocação... Blerrrgggggggggg =P

E quer saber do teste que fiz? Eu desmanchei uma peça que fiz com nylon dublado e spray, ele deu uma leve corroída na espuminha do nylon.


Mudando de assunto:
Bom, e eu digo a você que acompanhou minha tristeza quando perdi meu valioso caderno de quilting na mudança, (sim, chorei mto, doeu de verdade), eu ja recebi a honra de ter o xerox de 2 amigas minhas que fizeram o curso comigo, Clais e Cassia, anjas que salvaram minha vida, vou passar a limpo, vou voltar a treinar, vou fazer minhas anotações valiosas, ah, como é bom ter AMIGAS!! Sobre o assunto principal do post, essas informações são baseadas em depoimentos de blogs gringos que sigo, de profissionais que fizeram cursos comigo e a minha opinião baseada no teste que fiz... Não to falando não use, to falando: Pensa ai, talvez você nunca tenha pensado sobre o assunto! Ahhhh, obrigada pela visita, deixa um Oi ai embaixo pra eu saber que você passou por aqui! Beijãoooooo

28 comentários:

  1. Oi amiga!,
    Muito bom o seu texto sobre a cola spray. Concordo com tudo que você falou.
    Estou com saudades suas, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi :) , adorei a sua conclusão e com certeza vai me ajudar muito. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, vc é enviada de Deus para nos ajudar!!! Bjos no ❤

    ResponderExcluir
  4. Menina, vc é enviada de Deus para nos ajudar!!! Bjos no ❤

    ResponderExcluir
  5. Onde compro esses alfinetes? Porque essa.cols.em Spray e o ô!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas. Eu estava na dúvida sobre essa cola...ganhei uma da minha irmã e só usei como teste mas não gostei do resultado. Muita meleca pro meu gosto!
    Ah, onde encontro esses alfinetes?

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca usei essas colas...Quando tenho que quitar minhas peças uso a r2 que já tem resinas...bem mais prático....quero tentar sim os alfinetes....mas tem como vc colocar a foto ou os nomes do alfinetes pra te certeza de qual comprar...obrigada..bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca usei essas colas...Quando tenho que quitar minhas peças uso a r2 que já tem resinas...bem mais prático....quero tentar sim os alfinetes....mas tem como vc colocar a foto ou os nomes do alfinetes pra te certeza de qual comprar...obrigada..bjs

    ResponderExcluir
  9. Beijo e obrigada pelas dicas Deus te abençõe muito e sempre! ♡

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oieeeeee!!!!!!!!!!!!!! :)
    Valeu a dica, meuamô!!!!!!!!!!! Não tenho mesmo vontade de usar esses "trem" que tem cheiro, agora que nunquinha jamais!!!!!!!!!
    Vou "caçar os alfineti" na net!!!!!!!!!!
    Muitos, muitos, muitos beijos prá você e os bambini!!!!!!!!!
    LoveU

    ResponderExcluir
  12. Menina, eu que uso pouco e não tenho alfinetes ainda amoooooooooooooooooooooooo alinhavar o quilt, sempre do centro para as bordas, fica super seguro e lindo mas, COOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLA???? Nem morta!!!!!
    bitocas estaladinhas na pontinha do nariz!!!!

    di

    ResponderExcluir
  13. Boa dica!!! As vezes ficamos na dúvida em qual material usar........ E é sempre bom saber de quem tem mais experiência!!!! Valeu!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  14. frooo, eu tenho a cola, mas quase nunca uso, tbém acho que tem cheiro forte e é melequenta ... geralmente alinhavo do centro para as pontas .... bjoka

    ResponderExcluir
  15. bom saber...nunca usei,mas me culpava por nao ter usado,kkk....bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu era usuaria direta da cola spray , mas depois que fiz o curso com a Silvana Vituriano e das explicações dela , não usei mais... ainda estou batendo cabeça pois era muito dependente da cola , uso alfinetes e estou alinhavando as peças e estou economizando um bom dinheiro aqui no sul custa em torno de 70,00 uma lata de cola spray.. beijo

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Stella,
    Eu estava a pensar em comprar essa cola em spray, para o tecido não enrugar quando costuro as peças pequenas. Aqui em portugal, custa cerca 20 euros (uma latinha de 500ml).
    Já tinha pensado no que disseste sobre a cola ficar agarrada à agulha. Já me aconteceu isso quando costurei um velcro daquele que traz cola. Tive de desmanchar a máquina toda para limpar, mudar a agulha e só depois é que pude continuar a costurar o trabalho.
    Agora, que li a tua opinião sobre essas colas em spray, acho que não vou comprar...
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi Stella...adorei seu blog..venha me visitar: www.atelielanina.blogspot.com e veja um pouco dos nossos trabalhos.
    Beijos de Diva pra Diva

    ResponderExcluir
  19. Valeu a dica. Eliminei do pensamento usar essa cola. Obrigada!

    ResponderExcluir

Não vá embora sem comentar: